Estado de Minas |
![]() |
|
Estado de Minas |
![]() |
|
Porto de Galinhas é uma conhecida praia do nordeste brasileiro. Sua fama se deve, principalmente, às belezas naturais: piscinas de águas claras e mornas formadas entre corais, estuários, mangues, areia branca e coqueirais. Localizada em Ipojuca, a 70 quilômetros do Recife, é uma das praias mais visitadas do litoral nordestino.
Antigamente, Porto de Galinhas era chamada Porto Rico, devido à extração de Pau Brasil, uma árvore que contém tinta vermelha. Quando os escravos chegavam para serem vendidos, vinham escondidos embaixo de engradados de galinhas d'angola. A chegada dos escravos na beira mar era anunciada pela senha "tem galinha nova no porto!". Por causa disso, Porto Rico ficou conhecida como Porto das "Galinhas". Daí surgiu o nome Porto de Galinhas.
Além de também ser freqüentada por turistas europeus (e grande parte dos brasileiros) que admiram muito a beleza da praia, Porto de Galinhas é também muito freqüentada por surfistas de Pernambuco, por ser um dos principais locais de surfe da região. Cupe, Muro Alto, Borete, Camarões e Maracaípe são alguns dos picos. Porto de Galinhas é também muito próxima da praia de Serrambi, outro pico de surfe famoso na região.
HISTÓRICO - O Clube de Alegoria Galo da Madrugada, foi criado em dezembro de 1977, numa reunião de amigos do bairro de São José no carnaval. O assunto primordial era a diferença entre os carnavais antigos e o atual (daquela época). Segundo Enéas Freire, presidente perpétuo da agremiação a idéia inicial foi de se formar um clube de frevo. O clube foi fundado oficialmente em 24 de janeiro de 1978, na Rua Padre Floriano, 43, no bairro de São José, O seu principal objetivo é reviver as verdadeiras origens e tradições do carnaval de rua. Para isso, O Galo convoca e congrega todos os seus foliões em um grandioso e sensacional desfile, através das manifestações mais espontâneas e populares, unindo clubes de frevo e grupos de mascarados, nessa grandiosa festa que se realiza todos os anos com êxito.
O desfile do Galo da Madrugada vem sendo realizado todos os anos na manhã do sábado de Zé Pereira. Por tradição, O Galo começa a concentração deste dia, a partir das 5:30 da madrugada, com toques de clarins anunciando a alvorada do carnaval pernambucano, além de uma batalha de confetes, serpentinas e uma salva de fogos, O Galo desfila pelos bairros de São José e Santo Antônio, reverenciando o frevo, juntamente com milhares de foliões.
Vários blocos se aliam a grandiosa festa, na véspera da saída do Galo. O Bloco Azulão, formado por funcionários do Bandepe (Banco do Estado de Pernambuco), realizam um Acorda Povo na noite de sexta-feira para a madrugada de Zé Pereira. Outros blocos e grupos aderem ao cortejo no final do desfile do Galo, como: O Rabo do Galo, a Galinha do Galo, entre outros.
O Galo da Madrugada é considerado o Maior Bloco Carnavalesco do Planeta, conforme o GUINESS BOOK, o livro dos recordes, de 1995.
Recife é a cidade. O povo? Negros, índios, e uma pitada de europeus - a cidade foi colonizada por holandeses, há mais de 450 anos. O cenário? Varia de igrejas a feiras de artesanato, de grandiosos fortes a praias naturalmente exuberantes, de casarões a museus, o que faz com que o número de atrações seja enorme. O resultado de toda essa mistura? Um dos mais belos lugares do Brasil, com lindas praias, tradições interessantes, e acima de tudo muito som e alegria. O município recebeu o nome de Recife por conta de sua costa, que é toda preenchida e decorada com recifes de corais, mas também é conhecido como a "veneza Brasileira".
| Uma dica para começar bem a sua estadia em Recife é não deixar de lado um bom passeio pelas calmas praias cheias de corais. Comece pela praia de Boa Viagem. As águas são divididas, pelos recifes de corais e a coloração é incrivelmente bela. Seguindo para o sul da cidade, mais afastadas do centro, temos as praias de Gaibú e Pedra do Xaréu. Não muito longe fica uma das mais conhecidas, a praia de Calhetas, que é ideal para quem gosta de águas mornas - aproveite o dia se espreguiçando ao sol. |
Descendo mais um pouco, chega-se às praias de Tamandaré e Carneiros, sendo esta segunda muito elogiada por seus coqueiros que lhe conferem um charme todo especial. Preste atenção para não deixar a fome apertar, pois dependendo da época os únicos dois restaurantes existentes em Carneiros só abrem nos finais de semana. |
|
As pessoas se divertem na grande festa do frevo. | Aproveite para comprar cerâmicas, couro, madeira, tapetes, rendas, palhas, e esculturas monumentais. Se você gosta de música e de dançar não deixe de cair na folia ao som do maracatu ou do frevo, duas danças carnavalescas regionais típicas do estado de Pernambuco. |
Mas você deve estar se perguntando "E os museus, casarões, fortes, igrejas e tudo mais?". Eles são inúmeros e é claro que também merecem uma visita pois contam um pouco da história e de fatos por lá passados. Ao cair da noite as atividades não acabam: no bairro do Recife Antigo, visite os casarões no estilo do éculo XVII, lá também pode-se encontrar bares, restaurantes, teatros e casas noturnas, principalmente na Rua Bom Jesus. Para uma noite popular e sofisticada ao mesmo tempo, visite o Pólo da Pina.